sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Atividade Avaliativa - Filosofia

desde o início o homem tenta explicar a sua própria existência   física e questões como:
♦De onde viemos?
♦Para onde vamos?
♦Quem somos?
Ao longo dessa caminhada muitos teóricos tentaram responder essas indagações, eles eram conhecidos como Existêncialistas.

Para sua maior compreensão  iremos iniciar de autores mais contemporâneos, até os clássicos

1)Antônio Saja, Professor da UFBA, filósofo em PHD, em filosofia contemporânea, criou algumas reflexões
"O QUE EU FAÇO COM A VIDA DAS PESSOAS QUE PASSAM PELA MINHA VIDA" 

♦O que Saja tentou  lhe passar com essa reflexão?
Antônio Saja tentou passar uma breve reflexão entre o porque que as Pessoas passam pela nossa vida e outras permanecem.
Diversar pessoas passam por nossa vida, em determinado momento foram essenciais, nos acompanhando, nos ajudando, nos fazendo sorrir, nos fazendo felizes e alguns tempos depois simplesmente somem.
Sabemos que cada uma dessas pessoas são importantes em nosso "Ciclo da Vida", novas Pessoas vão surgindo e outras  vão desaparecendo.
Há Pessoas que passam por nossa vida por causa da "RAZÃO", que geralmente servem para suprir alguma necessiadade, fornecendo apoio e orientação. Outras que passam nos ensinando lições durante todo o nosso "Ciclo da Vida", assim construindo uma formação sólida.

2)Decartes, Filósofo Francês do século XIX, dentre suas reflexões podemos pensar.
"PENSO, LOGO EXISTO"
O filósofo anuncia que a "verdade" é o pensamento próprio eis que surge todo o desejo pelo conhecimento, Decartes decidiu duvidar de tudo e por isso citou a frase
"Eu penso, não posso duvidar disso porque minha própria dúvida já é um pensamento" e continuou "Penso ou dito de outra forma, sou pensante, mas, para ser pensante, tenho de existir. Enfim cheguei a uma verdade irrefutável: Penso, logo existo.
Podemos observar que Decartes duvidou da realidade externa e usou a realidade do seu pensamento para comprovar seu conhecimento.

3)Busque individualmente as mais diversas idéias socráticas e analise nos mínimos ideais.
"SÓ SEI QUE NADA SEI"

Vivemos em um mundo que todos pensam que sabem tudo, assim se tornando verdadeiros Ignorantes, podemos observar que o conhecimento limita-se a própria ignorância do indivíduo.
Sócrates faz uma breve reflexão nessa citação que sábio é aquele que assume sua própria ignorância, por isso existem poucos sábios, pois infelizmente as pessoas acham que sabem tudo, assim se tornando tolos em seu próprio conhecimento.


"UMA VIDA NÃO EXAMINADA, NÃO VALE A PENA SER VIVIDA"
Nessa citação Sócrates faz uma breve reflexão sobre a importância de uma vida planejada, a partir dessa citação observamos que viver é aprender todos os dias e principalmente viver é crescer com nossos erros.

4)Procure em dupla identificar nos artefatos científicos ou tecnológicos da atualidade a presença de artefatos, a presença de elementos ou objetos filosóficos. Ex: Qual a ética por trás da pesquisa de produção e comercialização de medicamentos que compõem o coctau-anti-retroviral que combate o retroviro síndrome(AIDS).

O tema abordado será a Clonagem x Ética, e seus artefatos científicos e tecnológicos
SHUTTERSTOCK

«Não é permitida qualquer prática contrária à dignidade humana, como a clonagem reprodutiva de seres humanos.» Artigo 11 - Declaração Universal sobre o Genoma Humano e os Direitos Humanos.

A partir deste tema, são gerados diversos questionamentos Filosóficos

• É gasto uma soma vultuosa de dinheiro nas pesquisas de clonagem. Que vantagens podem vir desta técnica?
• O tema clonagem é amplamente polêmico. Que problemas as pessoas vêem na clonagem de seres vivos? 
• Há diferença, se sim, qual, em clonar uma ovelha e clonar um ser humano?
• Que setores da sociedade se mobilizam para aceitar ou repudiar a clonagem? Quais seus argumentos?
• É justo criar um ser humano com o propósito de utilizar partes de seu corpo para salvar uma outra vida?

CONCLUSÃO
A Clonagem tem gerado diversos questionamentos éticos, por causa de questões morais, científicas, filosóficas e religiosas.
Com esta atividade, compreendi que a clonagem usada na medicina esta cheia de controversas e muita pôlemica. Na maioria das vezes com interesse próprio e muita influencia sobre a MASSA,usam a influencia para “Lavar” o cérebro alheio com pesquisas que "TIRAM VIDAS" inocentes para corrigir muitas vezes o erro que humanos cometem (ACIDENTES,VIOLÊNCIA ETC),ou simplesmente para mais tarde negar a existência de uma força maior denominada "DEUS" com ideias mirabolantes que provavelmente virão.Claro que há muito mais argumentos religiosos,cientificos e morais sobre o tema, mas esta é a minha opinião.

Diversas opiniões sobre o tema abordado, são citados entre os internautas do Yahoo

5)Nascido em 1869, na Índia Mohandas Gand foi o principal Líder na luta de emancipação de seu país no domínio britânico. chamado Mahatma pelos seus seguidores, tinha como metódo de diálogo a não violência. faça individualmente uma pesquisa sobre esse Personagem Histórico. Depois releia Sócrates e  em seguida escreva um texto comentando uma semelhança entre os dois.

Pesquisa

Mohandas K. Gandhi

Líder pacifista e político indiano
Mohandas Karamchand Gandhi, dito Mahatma, que em sânscrito significa "grande alma", foi um dos idealizadores e fundadores do moderno Estado indiano e um defensor do princípio da não-violência como um meio de protesto.

Gandhi casou-se aos 14 anos com Kasturbai, da mesma idade, numa união acertada entre as famílias. O casal teve quatro filhos. Aos 19 anos foi estudar direito na Universidade de Londres, noReino Unido. Após se formar, passou a trabalhar como advogado em Durban, África do Sul (1893).

Sua trajetória política começou marcada por um acidente em um trem. Gandhi viajava na primeira classe quando solicitaram que se transferisse para a terceira classe, por ele não ser branco. Ao recusar-se, foi jogado para fora do trem. O episódio fez com que ele começasse a advogar contra as leis discriminatórias vigentes.

Gandhi foi preso em 6 de novembro de 1913, enquanto liderava uma marcha de mineiros indianos que trabalhavam na África do Sul.

Durante a Primeira Guerra Mundial, retornou à Índia e, após o seu término, envolveu-se com o Congresso Nacional Indiano e com o movimento pela independência.

Ganhou notoriedade internacional pela sua política de desobediência civil e pelo uso do jejum como forma de protesto. Por esses motivos, sua prisão foi decretada diversas vezes pelas autoridades inglesas.


Outra estratégia de Gandhi pela independência era o boicote aos produtos importados. Todos os indianos deveriam usar vestimentas caseiras, em vez de comprar os produtos têxteis britânicos. O tear manual, símbolo de afirmação, viria a ser incorporado à bandeira do Congresso Nacional Indiano e à própria bandeira indiana.

Sua posição pró-independência endureceu após o Massacre de Amritsar em 1920, quando soldados britânicos mataram centenas de indianos que protestavam pacificamente contra medidas autoritárias do governo britânico.


ma de suas mais eficientes ações foi a marcha do sal, que começou em 12 de março de 1930 e terminou em 5 de abril, quando Gandhi levou milhares de pessoas ao mar a fim de coletarem seu próprio sal, em vez de pagarem a taxa prevista sobre o sal comprado.

Em 8 de maio de 1933, Gandhi começou um jejum que durou 21 dias em protesto à "opressão" britânica contra a Índia. Em Bombaim, no dia 3 de março de 1939, Gandhi jejuou novamente em protesto às regras autoritárias para a Índia.

Durante a Segunda Guerra MundialGandhi deixou claro que não apoiaria a causa britânica. Foi preso em Bombaim pelas forças britânicas em 9 de agosto de 1942 e mantido em cárcere por dois anos.


Gandhi posicionou-se contra qualquer plano que dividisse a Índia em dois Estados, o que acabou acontecendo, com um Estado denominado Índia, predominantemente hindu, e o Paquistão, predominantemente muçulmano.

No dia 20 de janeiro de 1948, após um jejum em protesto contra as violências cometidas por indianos e paquistaneses, Gandhi sofreu um atentado. Uma bomba foi lançada em sua direção, mas ninguém ficou ferido. Entretanto, no dia 30 de janeiro de 1948, ele foi assassinado a tiros, em Nova Déli, por um hindu radical.
O corpo do Mahatma foi cremado e suas cinzas jogadas no rio Ganges.

fonte:http://educacao.uol.com.br/biografias/mohandas-k-gandhi.jhtm

Sócrates X Mohandas
♦Ambos se interessavam por questões morais.
♦Ambos buscavam o "Caminho da Verdade" ou "A busca da Verdade".
♦Ambos tinham seus princípios como instrumento da auto-libertação.
♦Ambos se tornaram grandes Líderes.
♦Ambos defenderam seu conceitos até os últimos dias de suas vidas.

6)Uma das linhas predominante de pensamento na renocência, propunha o ideal do Homem como artifício  de seu próprio destino, portanto do seus próprios conhecimentos. Como base a razão, cujo a influência  só fez crescer e durante a modernidade chegando até os dias atuais. Escolha uma atividade Contemporânea, identifique a presença da razão em seguida elabore um comentário. Ainda em quarteto faça um paralelo entre as idéias iluministas da Renascença e o filme Fúria de Titãs.

O tema abordado será Movimentos Estudantis (Atividade Contemporânea) x Razão

Esse Movimento tem por finalidade, uma Educação Pública Gratuita de qualidade, tendo destaque nas transformações sociais, interferindo também nos processos políticos. Podemos concluir que esses Movimentos age em prol da Redemocratização do País. Sendo um meio para conquistar seus objetivos.

Exemplos de Grandes Movimentos Estudantis
♦Ditadura Militar: Os Estudantes lutavam contra o Regime  e por isso foram decisivos  para o processo de Redemocratização do País.
♦Fora-Collor: Estudantes com caras-pintadas foram as ruas exigir a saída do Presidente


   

Os Estudantes são o futuro da Nação, então observamos que as opiniões(conceitos), desses grupos são de extrema importância com base na redemocratização do País. Lembrando-se que esses Grupos devem manter o diálogo com o governo, e ambas partes agirem de modo pacífico.

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